Seara

Em mais uma ação para se posicionar como a empresa mais inovadora do setor alimentício, a Seara, da JBS, está lançando a primeira linha de refeições proteicas congeladas do país: a Seara PROTEIN, que estreia nas gôndolas neste mês inicialmente apenas no estado de São Paulo.

São três refeições completas com 30 gramas de proteína e até 340 calorias – com um diferencial inovador: a adição de colágeno da Genu-In, empresa da JBS Novos Negócios.

É a adição de colágeno que garante o alto teor de proteína à refeição.

Para se ter uma ideia, uma pessoa saudável de 80 quilos, praticante de musculação e queira ganha massa muscular, deve consumir em torno de 120g de proteína por dia. Duas refeições – almoço e janta – com a Seara PROTEIN garantem metade dessa necessidade.

Com o lançamento, a Seara segue a tendência de consumidores pela busca por alimentos ricos em proteína e compatíveis com as novas rotinas de bem-estar, incluindo o crescente uso de medicamentos GLP-1 inibidores de apetite.

Alimentos funcionais

Nos EUA, onde cerca de 12% dos adultos declararam já ter utilizado um medicamento do tipo, a indústria alimentícia tem se movimentado para lançar produtos “GLP-1 friendly”, com alto teor de proteína e baixas calorias.

A tendência chegou ao Brasil, onde a demanda por “canetas emagrecedoras” também dispara, em um mercado que deve movimentar mais de R$ 5 bilhões em 2025 – e a JBS quer uma fatia desse mercado.

O lançamento está alinhado, também, às grandes tendências que orientam a inovação em alimentos prontos, como a busca por saudabilidade, praticidade e sabor.

De 2018 a 2025, o mercado de congelados cresceu 60% em volume, segundo a consultoria Nielsen. Para este ano, a previsão é de alta de 14%, impulsionada por fatores como a busca por soluções rápidas e nutritivas.

Rafael Palmer, diretor de Marketing de Alimentos Preparados da Seara, diz que a linha Seara PROTEIN foi pensada para o consumidor que quer se alimentar bem, com segurança nutricional e não quer perder tempo na cozinha.

“É o tipo de produto que amplia o mercado e cria novas ocasiões de consumo, reforçando o papel da proteína como parte fundamental de uma dieta balanceada”.

Segundo ele, esse é um movimento que “conecta a Seara ao que há de mais avançado nos mercados globais e atende a uma demanda crescente por alimentação funcional e prática”.

“É um lançamento que consolida nossa liderança em inovação e amplia o papel estratégico da proteína no dia a dia dos consumidores”, afirma Palmer.

Os pratos

Os pratos foram desenvolvidos com ingredientes familiares ao paladar brasileiro: frango com legumes e arroz com brócolis (30 g de proteína e 329 calorias), ragu de mignon suíno com purê de batata doce (30 g de proteína e 292 calorias) e picadinho com legumes e arroz com brócolis (32 g de proteína e 340 calorias).

Além do alto teor proteico, a nova linha inclui colágeno — um dos suplementos mais recomendados por nutricionistas —, essencial para a saúde de ossos e músculos e para a vitalidade de pele e cabelos. A Genu-in atua no mercado B2B, fornecendo peptídeos de colágeno e gelatina para as indústrias de alimentos, farmacêutica e nutracêutica.

Com a novidade, a Seara inaugura um território de consumo no país e fortalece sua presença em um dos segmentos mais dinâmicos da indústria de alimentos.

Ao reposicionar os congelados para um patamar de conveniência associada à performance nutricional, a marca diversifica seu portfólio e contribui para elevar a categoria em direção a produtos de maior valor agregado.