The AgriBiz estreia nesta terça-feira Regenera, uma série especial sobre agricultura regenerativa, um dos temas que mais tem mobilizado a agenda nos diversos elos da cadeia, das fabricantes de insumos às gigantes de alimentos.
Diante dos desafios impostos pela crise climática, como podemos nos adaptar e garantir a segurança alimentar? Esta é a questão de fundo que está posta.
No Brasil, os produtores rurais foram pioneiros em práticas que contribuem com a saúde do solo, como o planto direto — que agora é exemplo para outras regiões.
Nos últimos anos, o País despontou como uma potência global no uso insumos biológicos, aproveitando um time de cientistas que está na fronteira do conhecimento sobre agricultura tropical.
Essas fortalezas mostram que a agricultura brasileira está preparada para dar um salto ainda maior nos próximos anos, espalhando as práticas pelos quatro cantos do País e do mundo.
Para isso, o Brasil deve continuar na vanguarda, atravessando os desafios financeiros e resistências que ainda permeiam a relação entre a preservação ambiental e a agricultura.
Quanto mais engajado o agronegócio for na transição para uma agricultura resiliente às mudanças climáticas, segura e mais produtiva, o setor mudará os termos da conversa.
De uma incômoda posição nos fóruns internacionais, nos quais muitas vezes é alvo de ataques, a agricultura brasileira pode se transformar em protagonista, direcionando a agenda.
No Regenera, The AgriBiz vai contar as histórias relacionadas à transformação da agricultura, apresentando os desafios financeiros, as oportunidades de investimentos e os exemplos de boas práticas Brasil afora.
Nossa série especial é um conteúdo independente e conta com o apoio da Bayer. As primeiras reportagens da série podem ser lidas clicando aqui.