Grão Direto oferece trade 24h por dia | Crédito: Divulgação

A Grão Direto, plataforma que atua na comercialização digital de grãos, lançou no início do ano uma novidade: em um piloto, a empresa ampliou o horário de negociações, da atual janela entre 10h30 e 15h30 para 24 horas por dia.

A novidade é mais uma aposta em diversificação. Criada em 2018 em Uberaba (MG), a empresa com o tempo integrou mais alternativas à clientela. Entre elas, a transação de outras culturas, como café e algodão. E, desde o final de 2024, passou a oferecer barter — de início, de insumos e maquinário — e serviços financeiros, incluindo cartão de crédito e antecipação de recebíveis.

Com essas alternativas, a Grão Direto extrapolou o modelo original de monetização, baseado em taxas (“fees”) sobre transações. Chegou a 174 funcionários, passou a ter atuação nacional e viu o volume negociado na plataforma saltar de 1 milhão de toneladas em 2021 para 12 milhões em 2025, escorada na soja e no milho.

Agora, para continuar crescendo, a empresa quer disponibilizar a visualização de preços e o fechamento de transações 24 horas por dia. A ideia é atender o produtor rural em sua rotina, marcada por longos períodos de trabalho e pouco tempo para tomar decisões.

A meta da Grão Direto com o horário estendido é ambiciosa: elevar o volume transacionado em 2026 para algo entre 18 milhões e 20 milhões de toneladas, ante 12 milhões de toneladas no ano passado.

Uma demanda do produtor

Segundo a empresa, a ideia nasceu da percepção de que muitos usuários acessavam com regularidade suas contas no app fora dos horários de negociação da B3, a bolsa brasileira, e da bolsa de Chicago, referência global no trade agrícola.

“Vimos interesse do produtor em acompanhar o preço, mesmo com o mercado fechado, com frequentes visualizações em horários como 23h ou 5h30”, explica Gabriela Felizardo, head de Operação da Grão Direto.

Dos mais de 100 mil usuários registrados até dezembro, 48% acessavam as contas em horários alternativos.

Segundo Felizardo, mesmo em um piloto, o novo recurso já proporcionou “algumas dezenas de contratos” aproveitando janelas de preços que permitiram testar as funcionalidades.

Ela ressalta que, do lado do produtor, a experiência é a mesma. “Prazo de pagamento, entrega, retirada; se fechar às três horas da tarde ou às três da manhã, nada muda.”

Por enquanto, a extensão está restrita aos dias úteis. Mas a executiva diz que após a conclusão dos testes, a ideia é ampliar para fins de semana e feriados.

Margem de segurança

A funcionalidade começou a ser desenvolvida em setembro e foi lançada em janeiro junto a cerca de 5 mil clientes em algumas regiões do País. Até o final de março, a empresa planeja extrapolar esse público para toda a base.

Para viabilizar negócios fora do horário das bolsas, a Grão Direto usa uma “margem de segurança combinada com parâmetros e estratégias comerciais”, diz Felizardo.

Essa margem é aplicada em tempo real às variáveis de precificação, como câmbio e contratos futuros, para reduzir a volatilidade entre os preços praticados no off-market e a liquidação dos contratos na abertura seguinte.

Ela não detalha como essas travas são operacionalizadas, se via contratos de hedge ou outros meios, por se tratar de “estratégias da empresa”.

A primeira grande trading a topar o novo horário foi a ADM do Brasil, desde 2022 uma das investidoras minoritárias na plataforma ao lado de Amaggi, Cargill e LDC. Em outra rodada, em 2025, a empresa ganhou mais investidoras ilustres, como a Kaszek, CME Ventures (braço de venture capital da controladora da Bolsa de Chicago), o Bradesco, a SLC Ventures e a Endeavor Scale-Up Ventures.

IA no WhatsApp

Para ajudar na interação com os usuários, a Grão Direto criou um agente conversacional baseado em inteligência artificial e com integração com o WhatsApp.

A ferramenta de IA foi batizada de “AIrton”, usando as iniciais em inglês (“artificial intelligence”) e “com o ‘r’ bem puxado, pois somos do interior”, brinca Felizardo.

“Ele faz o primeiro contato e busca oportunidades, levando um resumo do mercado e do clima, além de rastrear preços-alvo definidos pelos clientes, avisando pelo WhatsApp quando bate no patamar desejado”, explica.

Segundo ela, o próximo passo é tornar o AIrton um agente de IA — capaz, por exemplo, de responder mensagens em negociações em nome do usuário ausente.

“Teremos o pico de mercado em março e abril, com um fluxo de demanda por preço, contrato, prazo e entrega muito alto. O comercial nem sempre tem disponibilidade imediata nesses casos, então esperamos que o AIrton seja um assistente importante.”

Oportunidade no barter

Em paralelo com a aposta na nova funcionalidade, que a diferencia de concorrentes no mercado, a Grão Direto pretende dobrar a aposta em diversificação.

“Em nossa trajetória, o que a gente mais entendeu é que a moeda do produtor é o grão. Por isso, hoje temos parceiros variados, e o produtor pode até comprar combustível com grãos, ou trocar o veículo pessoal.”

Para energizar o barter, uma das apostas é o “Barter View”, uma solução conjunta com a Bayer que viabiliza acompanhar preços de insumos, como fertilizantes e defensivos, e fechar negócios. A ferramenta também acelera o registro de Cédulas do Produtor Rural (CPR) em até 15 dias, e ajuda em processos de conformidade ambiental.

Também está no horizonte intensificar os serviços financeiros, usando como funding uma parcela dos recursos obtidos nas rodadas de investimentos.

A ideia é em partes avançar sobre o espólio das distribuidoras e revendas que faziam esse papel, mas entraram em crise.

“A pluralidade de opções e de conexões com parceiros é a grande riqueza do marketplace, e, para nós, uma oportunidade de crescimento. Viramos uma agfintech, com tudo em um mesmo lugar: não só o crédito, mas também a liquidez.”