Vibra

Pouco mais de um ano após lançar um óleo diesel desenvolvido especialmente para o uso em máquinas agrícolas, a Vibra começou a colher os frutos da estratégia, ganhando espaço no campo.

Maior distribuidora de combustíveis do País, a dona dos postos BR superou a fase de testes do diesel Agritop.

Atualmente, o produto está presente em mais de 40 grupos agrícolas, disse Juliano Prado, vice-presidente comercial B2B da Vibra, em entrevista ao The AgriBiz. Agora, a companhia quer aumentar a penetração do diesel Agritop.

Com a ajuda dos produtos pensados para o agronegócio, a Vibra vislumbra atingir uma participação de mercado de 30% nas regiões agrícolas. Há um ano, a participação do grupo na cadeia de grãos era de pouco mais de 20%.

“Criamos uma diretoria específica para o agro, com força de vendas em 13 zonas”, afirmou Prado.

Foco nos grãos

Nesse processo, a companhia expandiu o foco para além do Sul e do interior do Sudeste, mirando nos polos agrícolas do Centro-Oeste, onde estão os maiores produtores de grãos, e Matopiba. Isso demandou um investimento de R$ 500 milhões em infraestrutura logística e armazenagem.

Para ganhar espaço no campo, a Vibra conta com a experiência dos clientes para os quais já levou o Agritop, o que inclui grupos sucroalcooleiros como a Usina Santa Terezinha e Ferrari.

Os testes na Santa Terezinha, por exemplo, mostraram que o diesel desenvolvido pela Vibra gera economias de combustível, além da redução de parada de máquinas para manutenção (evitando a troca de filtros).

Em três meses de testes na Santa Terezina, o diesel da Vibra reduziu o consumo em quase 10% no processo de colheita, transbordo e transporte da cana. O resultado surpreendeu. Quando lançou o Agritop, há um ano, a companhia se comprometeu com uma economia de 5%.

“O diesel deixa de ser uma commodity”, disse o vice-presidente da Vibra. Segundo Prado, o Agritop criou uma relação ganha-ganha. O produto é mais rentável para a distribuidora de combustíveis, é claro, mas a maior parte do valor proporcionado pela economias é capturados pelos clientes, assegurou.