Donaldo Trump retira tarifas sobre café e carne

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira uma ordem executiva isentando alguns produtos agrícolas das tarifas anunciadas em abril deste ano. Entre os isentos, estão café, carne bovina e frutas tropicais — os itens da pauta brasileira que mais foram impactados pela sobretaxa de 40% que havia sido imposta pela Casa Branca.

A decisão havia sido sinalizada por Trump nesta semana e vinha sendo aguardada pelo mercado em meio à pressão inflacionária que a interrupção das exportações brasileiras aos EUA provocaram naquele país. Só no caso do café, os preços chegaram a subir mais de 20% ainda em agosto, quando o tarifaço contra o Brasil entrou em vigor.

Segundo comunicado da Casa Branca, a decisão de Trump considerou o progresso substancial nas negociações comerciais, além da atual capacidade interna de produção de “certos produtos”.

A medida não é direcionada apenas às exportações brasileiras, apesar dos avanços recentes das negociações entre o governo Lula e o de Donald Trump. Com o decreto, Trump retirou as tarifas recíprocas sobre uma lista de produtos agrícolas independentemente da origem. A relação inclui ainda cacau, bananas, laranjas e sucos de frutas, entre outros.