
A União Europeia vai reabrir o mercado para a carne de frango, retirando um dos últimos embargos relevantes que ainda resistiam desde o caso de gripe aviária registrado no Rio Grande do Sul.
Em uma reunião online realizada nesta quinta-feira, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi comunicado da reabertura pelo comissário europeu, apurou The AgriBiz com duas fontes a par do tema.
A expectativa das autoridades é que a reabertura europeia seja oficializada nos próximos dias, potencialmente ainda amanhã.
Com isso, os frigoríficos brasileiros voltarão a ter acesso a um mercado que paga bons preços pelo peito de frango marinado, além de absorver um volume interessante.
No ano passado, a Europa importou 234 mil toneladas de carne de frango do Brasil, sendo responsável por 4,5% das exportações nacionais e figurando como o sétimo principal mercado.
Com a UE de volta, a China ficará como o último grande mercado ainda fechado. Os chineses eram os maiores compradores do frango nacional até o embargo provocado pela gripe aviária.
Com um volume substancial de produção interna, não há sinais de quando Pequim vai reabrir seu mercado para o Brasil, apesar do episódio sanitário já ter sido totalmente superado.