Sanidade

Ministério confirma teste negativo para gripe aviária em granja de SC

Na semana passada, a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina já havia descartado a suspeita em granja da cidade de Ipumirim

O Ministério da Agricultura confirmou que a suspeita de ocorrência de gripe aviária em uma granja comercial em Ipumirim, no oeste catarinense, está descartada. Na semana passada, a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina já havia divulgado que o resultado dos testes era negativo.

No mesmo dia, no entanto, o ministério divulgou nota informando que testes adicionais estavam sendo realizados, pois as análises iniciais haviam sido inconclusivas. Nesta segunda-feira, atualizou o painel com a informação de que não há mais suspeitas de gripe aviária na granja catarinense.

Com o resultado do teste negativo, o Ministério da Agricultura ganha força para negociar com importadores as restrições impostas à carne de frango brasileira. Mais de 20 países, que responderam por cerca de 40% das exportações de frango em 2024, suspenderam totalmente as compras do Brasil.

Conforme o tempo passa e a única confirmação de foco de gripe aviária em granja comercial permanece restrita ao município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, o Brasil pode obter sucesso em negociações para que alguns parceiros comerciais suspendam as importações apenas da região onde foi detectado o foco — como já foi adotado por países como o Japão e Emirados Árabes Unidos.

Mais Notícias