A Pilgrim’s Pride vai investir US$ 400 milhões, o equivalente a R$ 2,2 bilhões, para construir uma nova fábrica de processados nos Estados Unidos. O objetivo é aumentar a produção de pratos prontos para o consumo — cozidos, assados, empanados — a partir da carne de frango.
Com o aumento da produção, a Pilgrim’s, que é controlada pela JBS, pretende potencializar o crescimento de marcas como Just Bare Foods e Gold Kist em meio ao aumento na demanda por produtos saudáveis e prontos para comer, informou o CEO da empresa, o brasileiro Fabio Sandri, em comunicado nesta quinta-feira.
O movimento se encaixa na estratégia da JBS de priorizar a oferta de produtos alimentícios processados e com maior valor agregado, que costumam ter margens maiores do que a venda de carne in natura.
A iniciativa também é uma resposta ao aumento da demanda por frango nos EUA, com os consumidores se voltando a uma alternativa de proteína mais barata à carne bovina, que apresenta preços em patamares recordes devido à escassez de gado para abate no país.
Segundo a Pilgrim’s Pride, o projeto deve criar 630 empregos uma vez que atinja a plena capacidade. A construção da planta será iniciada neste ano, e a estimativa é que a primeira fase da implantação termine em 2027.
A nova unidade industrial será instalada no estado americano da Georgia, onde a empresa já tem sete fábricas, além de instalações de apoio à produção de frango, como fábricas de ração e incubatórios, empregando cerca de 7,5 mil pessoas.
A produtora de frango emprega mais de 61 mil pessoas em plantas de processamento de proteína animal em 14 estados norte-americanos e em Porto Rico, México, Reino Unido e União Europeia.
As ações da produtora de frango operam em queda de cerca de 1,1% nesta tarde na Bolsa de Nova York — nos últimos 12 meses, os papeis acumulam alta de 18,6%. As ações da JBS operam em leve queda de 0,3% nos EUA.