Meteorologia

Tempo seco favorece colheita de café e milho em várias regiões

Calor deve retornar no início da próxima semana, mas chuva só deve reaparecer após o dia 20 de maio

A primeira metade de maio foi marcada por episódios intensos de chuva em diversas regiões do País, com destaque para o centro do Rio Grande do Sul, litoral da Bahia, Sergipe e Maranhão, além do norte do Amapá e de Roraima. Nessas regiões, já são mais de 250 milímetros acumulados neste mês.

Apesar do recente frio, as temperaturas mínimas permaneceram dentro da média histórica em grande parte do Brasil. As tardes foram mais amenas nos estados do Sudeste e Nordeste, como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

No calendário agrícola, maio marca o início da colheita de diversas culturas, como cana-de-açúcar, café e milho. As atividades começaram timidamente em estados como Mato Grosso, com a colheita do milho, e no Espírito Santo, com o café conilon.

A expectativa para os próximos dias é positiva para os produtores. A previsão indica tempo seco e ensolarado na maior parte do País até o começo da próxima semana, o que deve acelerar o ritmo da colheita.

Além disso, as temperaturas devem subir novamente, com máximas acima dos 35°C nas regiões Centro-Oeste e Norte, além do Maranhão e do Piauí.

Contudo, a partir do dia 20 de maio, uma nova frente fria deve avançar sobre a região Sul, atingindo também parte dos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

A mudança trará chuvas e uma nova queda nas temperaturas, com possibilidade de geadas em áreas mais amplas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Ainda assim, o frio não deverá ser suficiente para provocar geadas nas lavouras de milho do Paraná.

***

Celso Oliveira, colunista de The AgriBiz, é especialista em clima e tempo da Safira Energia. Atua há mais de 20 anos em previsões climáticas para a agricultura.